Os 9 melhores alimentos sem glúten

Após algumas refeições me sentia inchada, indisposta e algumas vezes com dor de cabeça, foi quando comecei a observar com maior atenção o que eu colocava no meu prato, após adicionar e retirar ingredientes das minhas refeições conversei com algumas amigas nutricionistas, explicando o que havia ocorrido e as mudanças que eu realizei e foi quando descobri que o que havia em comum em todos os alimentos era o “Glúten”.

Hoje o glúten não faz parte da minha vida, consegui elimina-lo numa boa e não sinto falta, tenho uma dieta sem glúten, 0 glúten, uso alimentos alternativos como a farinha de arroz, amido de milho, farinho de milho, farinha de mandioca, fécula de batata, entre outros, todos eles indicados pela minha nutricionista.

Muitas alunas me perguntam quais os alimentos contêm glúten? o que é o glúten? Como manter uma dieta sem glúten? O glúten está presente em quase todos os alimentos, pois é a principal proteína do trigo, da aveia, do centeio, da cevada e do malte. O glúten é responsável por dar a elasticidade para as massas, tornando-as mais fofinhas e saborosas, além disso ele geralmente é combinado com carboidratos de alto índice glicêmico o que prejudica ainda mais, pois em pouco tempo o carboidrato é digerido e transformado em açúcar no sangue, sendo necessário liberar maior quantidade de insulina para normalizar a glicemia sanguínea. Essa situação pode sobrecarregar o pâncreas, ocasionando resistência à insulina e até mesmo diabetes.

Uma dieta sem glúten pode ajudar a perder os incômodos quilinhos extras, pois passamos a consumir alimentos mais saudáveis e a alimentação fica mais equilibrada, consequentemente, vem a perda de gordura corporal.

Invista nos Alimentos sem glúten para uma vida mais saudável e equilibrada, mas lembra-se de consultar uma nutricionista antes de retirar totalmente o glúten da sua dieta. 

Alguns alimentos que eu utilizo que não contêm glúten,

Cereais: Arroz, milho, quinoa, amaranto, trigo sarraceno;

Farina e Féculas: farinha de arroz, amido de milho, fubá, farinha de mandioca, fécula de batata, farinha de soja, polvilho;

Massas: feitas com as farinhas acima;

Verduras, frutas e legumes: todos cru e cozidos;

Gorduras: óleos e azeites;

Carnes: bovina, suína, frango, peixes, ovos e frutos do mar;

Laticínios: leite de coco, leite de arroz, queijo cottage;

Grãos: feijão, lentilha, ervilha, grão de bico e soja;

Sementes oleaginosas: nozes, amêndoas, amendoim, caju, avelãs, castanhas, macadâmias, linhaça, gergelim e abobora.

Use a imaginação para criar receitas com sabores diferente e exóticos, estou preparando um artigo com algumas receitas sem glúten.

Referências em Os 9 melhores alimentos sem glúten

Ferreira, Sila Mary Rodrigues, et al. “Cookies sem glúten a partir da farinha de sorgo.” Archivos Latinoamericanos de Nutricion, Caracas 59.4 (2009): 433-440.

MUKAI, SHIZUKA, et al. “Utilização do sarraceno em dietas sem glúten.”Pediatria 1 (1979): 51-55.

de AS TEDRUS, Guilherme, et al. “Estudo da adição de vital glúten à farinha de arroz, farinha de aveia e amido de trigo na qualidade de pães.” Cienc. tecnol. aliment 21.1 (2001): 20-25.

Wieser, Herbert. “Chemistry of gluten proteins.” Food microbiology 24.2 (2007): 115-119.

Belton, P. S. “Mini review: on the elasticity of wheat gluten.” Journal of Cereal Science 29.2 (1999): 103-107.

Artigos Relacionados

Suplementos para Ganho de Massa Muscular

Alimentos para ganhar massa muscular

Estudio Se7e – Muito Mais que Academia